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sábado, 18 de dezembro de 2010

Diversão para adultos

Por Rodrigo de Lemos

Quaisquer que sejam as suas opiniões políticas e religiosas sobre Alain (isso supondo que no Brasil de hoje alguém ainda as tenha), os "Propos sur l’éducation" têm lá seu brilhantismo. Num dos melhores propos do livro (o quinto), Alain critica o gosto dos pedagogos da época, e não só da época, pelo “lúdico”; para ele (assim como para qualquer um que já tenha dado dois minutos de reflexão ao problema da educação), todo prazer superior, espiritual, só pode ser conquistado com um esforço intelectual a que o aluno deve ser acostumado desde a primeira infância. Assim, para o estudo das artes e da literatura, Alain recomendava que a criança começasse exatamente por aquilo que ela não vai entender - Corneille, Hugo, Rafael:

Or, dès que nous nous approchons des pensées réelles, nous sommes tous soumis à cette condition de recevoir d'abord sans comprendre, et par une sorte de piété. Lire, c'est le vrai culte, et le mot culture nous en avertit. L'opinion, l'exemple, la rumeur de la gloire nous disposent comme il faut. Mais la beauté encore mieux. C'est pourquoi je suis bien loin de croire que l'enfant doive comprendre tout ce qu'il lit et récite. Prenez donc La Fontaine, oui, plutôt que Florian ; prenez Corneille, Racine, Vigny, Hugo.

Mais cela est trop fort pour l'enfant ? Parbleu, je l'espère bien. Il sera pris par l'harmonie d'abord. Écouter en soi-même les belles choses, comme une musique, c'est la première méditation. Semez de vraies graines, et non du sable. Qu'ils voient les dessins de Vinci, de Michel-Ange, de Raphaël ; et qu'ils entendent Beethoven dans leur berceau.

Valéry conta que, no liceu, detestava absolutamente Racine; foi só quando adulto, relendo "Bajazet" e "Andromaque" e "Athalie", que começou a apreciar o fluir do alexandrino raciniano, chegando mesmo a erigi-lo como modelo de perfeição.

Aparentemente, o caso de Valéry desmente as idéias de Alain. Como explicaria o pedagogo contemporâneo da minha imaginação (e, temo, não só dela), Valéry quando criança foi confrontado com um texto superior à sua capacidade intelectual à época, e “ninguém consegue gostar do que não entende” é um chavão que todos já devemos ter ouvido mais de uma vez. Mais tarde, homem maduro, com uma sensibilidade poética desenvolvida, ele conseguiu perceber e apreciar as qualidades de Racine.

Talvez essa interpretação fosse a única possível caso se tratasse de entender um paper em astrofísica ou de um livro de sociologia. Racine, entretanto, exige do leitor capacidades diferentes – capacidades diferentes por poderem se desenvolver sem que o próprio leitor compreenda plenamente o que está lendo. Pode ser que não tivessem interessado ao jovem Valéry os temas mitológicos e as tramas amorosas complexas e a psicologia dos heróis, mas, sem saber, seu ouvido habituava-se à harmonia do verso raciniano, sua sensibilidade à impressão de grandeza que nos deixa uma tragédia como "Britannicus". E essa experiência de leitor ignorante deve ter sido importantíssima na própria atividade criadora de Valéry. São essas características, apreensíveis mesmo por uma criança, que, por sua vez, serão características da sua poesia quando adulto: busca de eufonia, nobreza no estilo.

A falta de uma exposição precoce à grande arte pode estar na origem da insensibilidade generalizada a ela. Grande arte é hoje cada vez mais o que a pornografia é hoje cada vez
menos: uma diversão exclusiva para adultos. Segundo uma concepção muito difundida (basta ver as prateleiras de livros infantis da Livraria Cultura mais próxima), criança tem de ler é historinhas sobre sapinhos e cachorros, adaptações de Homero em até 500 palavras ou versões politicamente corretas de contos de fada. Espera-se, no melhor dos casos, que num futuro vago ela venha a interessar-se por Shakespeare e Camões. Não surpreende que, com essa dieta magra, o máximo a que ela consiga se erguer na maturidade é romance do Chico Buarque.

Isso porque a imaginação, como qualquer outra faculdade, precisa de exercícios acima das suas capacidades atuais para desenvolver-se. E, se a imaginação atrofia-se, o gosto por grande literatura não demora a acompanhá-la: gostamos de um romance na medida em que criamos imagens mentais vívidas do que nele é contado, e é precisamente essa capacidade de criar imagens vívidas de fatos narrados que é especialmente robusta na infância – por ironia, justamente no período em que leituras intensivas de coleção Vaga-Lume tratam de estiolá-la. Quanto a mim, lamento não ter lido "Dom Quixote" antes do que realmente vim a ler, na mesma época em que conhecia Poe: ainda que eu admire o humor de Cervantes e reconheça a beleza dos símbolos do romance, as imagens e as emoções que ele desperta em mim nunca vão ser tão fortes quanto as que tenho do "Solar dos Usher" ou das orgias da Itália renascentista que descobri em Poe aos doze ou treze anos e que são para mim como segundas memórias de infância, vividas só pelas palavras..

Porém – e isto é mais grave –, a mania de poupar às crianças autores difíceis (não só em artes, mas também em ciências e humanidades) ou de apresentá-los de forma “descontraída”, “lúdica” e “facilitada” representa igualmente um esforço de imbecilização coletiva, uma tentativa mais ou menos consciente de abortar qualquer curiosidade possível e, logo, qualquer sinal de inteligência. A sensação de dar com uma obra de arte ou com um problema científico a um primeiro momento inabordáveis, de tatear atrás de alguma resposta, de encontrar uma verdade aparente para depois trocá-la em favor de outra menos imperfeita, e então achar ainda outra melhor, esse caminho é o requisito mínimo para qualquer vida do espírito. Facilitá-lo não é criar um atalho para um fim tão nobre, é obstruir qualquer possibilidade de chegar a ele.

7 comentários:

Thiago Cardoso disse...

É o argumento central do Harold Bloom.

Louis-Fernand disse...

Olá, signore.

Quando li seu texto pela primeira vez, acho que entendi de forma equivocada o uso de alguns conceitos. Eu iria fazer um comentário, mas acabei reformulando-o.

Inicialmente eu tinha ficado desconfiado da afirmação de que “a mania de poupar às crianças autores difíceis (não só em artes, mas também em ciências e humanidades) ou de apresentá-los de forma “descontraída”, “lúdica” e “facilitada” representa igualmente um esforço de imbecilização coletiva, uma tentativa mais ou menos consciente de abortar qualquer curiosidade possível e, logo, qualquer sinal de inteligência.”

Eu achei que se tratasse de uma reação ao “deve-se ensinar divertindo!” de que fala Alcuíno, como aqueles motes para aprender matemática: “minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, seno a cosseno b, seno b cosseno a”.

Na hora lembrei-me de um texto sobre o lúdico na pedagogia medieval, do prof. Jean Lauand, em que ele diz:

“Em outro lugar da Suma Teológica, no tratado sobre as paixões, Tomás - jogando com as palavras - analisa um interessante efeito da alegria e do prazer (delectatio) na atividade humana: o efeito que ele chama metaforicamente de dilatação (dilatatio): que amplia a capacidade de aprender tanto em sua dimensão intelectual quanto na da vontade (o que designaríamos hoje por motivação): delectatio/dilatatio, a deleitação produz uma dilatação essencial para a aprendizagem. E, reciprocamente, a tristeza e o fastio produzem um estreitamento, um bloqueio, ou, para usar a metáfora de Tomás, um peso (aggravatio animi), também para a aprendizagem. Por isso em II-II, 168, 2 ad 1, Tomás recomenda o uso didático de brincadeiras e piadas: para descanso dos ouvintes ou alunos.”

Então fui comentar com a Fernandinha, sua amiga aí d’Ocidentalismo, e ela me explicou que ela havia entendido que o lúdico do qual o sr. está falando não se refere a esta perspectiva, e sim àquela de “tirar a substância de algo, pra que se torne mais divertido”, nas palavras dela, coisas que os medievais não faziam.

E, aliás, realmente, esta dilatação da qual fala Tomás só é possivel em concordância com uma atividade que incite o intelecto, no caso, a imaginação. Você não se diverte com algo que lhe é absolutamente previsível dentro do seu universo intelectual, tudo o que é lúdico se abre para o desconhecido.

Louis-Fernand disse...

Como o sr. escreveu aqui:

“Isso porque a imaginação, como qualquer outra faculdade, precisa de exercícios acima das suas capacidades atuais para desenvolver-se.”

Sim, o horizonte intelectual das crianças é sempre muito bem delimitado, mesmo nos casos que mostram um destaque geral ou em alguma habilidade especifica. Até a excessão é padronizada. O que acontece é que a criança poderá desenvolver sua capacidade imaginativa, que é aquela que será a base de seu edificio intelectual e moral, a partir das imagens que ela tiver acesso, e este universo deve ser o mais rico possível, mesmo que a criança não possa compreendê-lo por vias racionais convencionais. Se dá um processo semelhante conosco na compreensão dos mistérios da fé, com a diferença de que algo como a Trindade, por exemplo, permanece sempre como um mistério pois sua base mesma “reside” na alma na medida em que a alma faz parte deste mistério, é um mistério ontológico. Já a criança no processo de aprendizagem está exposta a mistérios parciais. Claro que estes mistérios parciais se comunicam com os mistérios ontológicos, mas esta comunicação tem de se dar pela própria edificação da vida do sujeito que estuda.

Pedro Sette-Câmara disse...

Efetivamente, começa-se pela idéia de que é preciso democratizar a alta cultura e isso é entendido como uma democratização do acesso à tal da alta cultura. Camões para o povão, eis algo superior a todos os parâmetros do MEC. Hélas, logo se decide que o que é preciso democratizar são os conteúdos mesmos, e de Camões vamos à letra de música ensinada como poesia.

Louis-Fernand disse...

Por fim, pensei até que o sr. estava sendo pretensioso querendo expor iniciantes à “alta cultura” como diz o tio Olavo! (Aliás, Rodrigo, seu texto lembra muito o Apeirokalia) Não acho que se possa traçar um método objetivo quando se trata de educação, mas gosto dos conselhos do De Modo Studendi de Tomás, em que ele escreve:

“Já que me pediste, frei João - irmão, para mim, caríssimo em Cristo -, que te indicasse o modo como se deve proceder para ir adquirindo o tesouro do conhecimento, devo dar-te a seguinte indicação: deves optar pelos riachos e não por entrar imediatamente no mar, pois o difícil deve ser atingido a partir do fácil.”

Como anda difícil para mim conciliar ideias aparentemente opostas, pedi ajuda a um amigo, que disse que aí se trata de duas faculdades distintas que atuam, a imaginação e o raciocínio.

Enfim, meu caro, ficou meio confuso, mas é isto! E o amigo com o qual estava comentando seu texto, e que tornou possível esse comentário tão extenso, disse-me que o sr. lhe reacendeu o ímpeto de trabalhar com o desenvolvimento infantil. ;)

Abraço!

Fernanda disse...

Concordo plenamente com o texto, especialmente depois de dois anos sendo exposta a todo tipo de babaquice pedagógica que só subestima a capacidade de imaginação e reflexão das crianças - isso num curso de Educação Musical, disciplina em cujas ementas nunca falta o bom e velho "estimulo à imaginação" como objetivo.

Algo que não consigo deixar de pensar, entretanto, é que esse tipo de educação - um sem versões facilitadas de clássicos da literatura, um sem arranjos de fugas de Bach em ritmos brasileiros (porque estes fazem mais parte do universo das crianças) - seja bom e efetivo pra todos. Não por achar que o professor deva desistir de estimular a todos, mas por estar certa de que nem todos conseguem ou mesmo desejam dar saltos mais altos. Falando, é claro, de um ambiente formal de sala de aula.

Uma educação de qualidade, baseada em desafios e sem facilitações estúpidas é uma educação aristocrática, no sentido de servir para alguns e não para todos. O que fazer, então, com o ensino público, por exemplo? Faz todo o sentido que tenha caráter mais massificado e palatável, mas isso provavelmente desperdiça talentos a quem seria bom estimular mais. Já se fosse melhor e mais refinado, seria perfeitamente inútil à maioria das pessoas - porque tem gente que simplesmente não precisa ler Aristóteles (e não são em nada piores por isso!).

Enfim: é frutífero fazer todo mundo ler Cervantes na infância? - e não é uma pergunta retórica, é uma dúvida verdadeira que tem me inquietado há um bom tempo. Ao mesmo tempo em que não há educação pra quem não queira se educar, crianças não têm maturidade pra decidir o que querem, e costumam estar abertas ao que se dê a elas.

Penso eu, até agora, que não há resposta - ao menos não há uma resposta que não precise destruir todo o sistema educacional formal vigente.

Jether disse...

(Eu devorei a coleção Vaga-lume. Não gostei d Viagens de Gulliver e outros clássicos naquela época.)

Se a pessoa der um livro difícil pra alguém q não sabe ler bem, e não ensinar como ler (até pq talvez tb não saiba como), esta será uma experiência bastante desagradável, insatisfatória, o contrário de prazerosa e logo será abandonada. (Embora existam alguns masoquistas q possam se submeter a isso de vez em qdo.) E aí livros mais fáceis serão preferidos (ou nenhum livro, e sim televisão, videogame, msn, facebook etc.) Um bom livro só tem a potência de satisfazê-lo. Se a pessoa não souber como, não vai satisfazer.

How to Read a Book: The Classic Guide to Intelligent Reading. É a resposta.

"gosto dos conselhos do De Modo Studendi de Tomás, em que ele escreve:"
O q vc cita depois disso é o q Adler e Van Doren chamam de leit. superficial.

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