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quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ascensão e Queda da Música Clássica I

Por Leandro Oliveira



Retirado de Loop Mídia.

Um comentário:

Leonardo T. Oliveira disse...

Escrevi um monte de coisa e acho que algo deu errado!

Tinha dito que a história da música clássica e o seu espaço na cultura era muito explicada pela história do que em um momento se acostumou a chamar de "alta cultura". A abolição das fronteiras entre uma alta e uma baixa cultura no século XX ou dissolveram a música clássica em coisas como Vanessa Mae, André Rieu, Richard Clayderman e Família Lima (ou trilhas sonoras, Symphony X, Karl Jenkins e a influência em bandas como Pink Floyd), ou a fez se refugiar em um cultivo à parte de uma evidência que antes estampava seus intérpretes nas capas de jornais (enquanto hoje isso acontece mais em um tom preciosista, de apresentação simpática e acessível do jornal a um mundo com o qual o leitor médio não está familiarizado).

Falei também que algo da medição desse status da música clássica também se dá pela comparação aos espaços da música popular, que passou a ocupar espaços tradicionais da música clássica, como universidade e festivais. E que um episódio que muito tinha contribuído pra essa realocação da música clássica como um fenômeno de alta cultura em um mundo sem mais essas fronteiras foi o das vanguardas do séc. XX, experiência em muito traumática para o grande público (com contra-movimentos como o minimalismo).

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