Saiba mais

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Por Leandro OLiveira

O Natal é uma oportunidade que assumo com seriedade por motivos muito particulares. É que não sou católico, nem apropriadamente cristão; apenas me esforço diariamente para entender a dimensão transcendental de beleza e felicidade deste mistério que milhares de gerações nos legaram com tanto zelo. Este legado nos foi transmitido com um enorme esforço, um esforço que nos permite estar aqui como estamos hoje: discutindo as coisas do passado e do futuro num pequeno site na internet.

O nascimento de Cristo, a encarnação de Deus que através de Sua palavra, crucificação e ressurreição liberta o Homem, merece mais que uma gloriosa celebração. Afinal, é esta mitologia fundamental que nos revelará a Mensagem da individuação através do Amor absoluto, aquela que querendo ou não, gostando ou não, permite reconhecermo-nos Ocidentais.

O Natal é uma maneira singela de me fazer lembrar a dimensão de Sua presença.

Entre as grandes obras da nossa cultura dedicadas a este momento especial, o "Oratório de Natal" de Johann Sebatian Bach. Abaixo segue minha gravação preferida desta obra prima: o vídeo eu conheço há pelo menos quinze anos e não assistia desde então; encontrei-o neste pequeno milagre que é o youtube.

"Alegrai-vos, regozijai, ide, louvai estes dias!
Bendizei o que o Altíssimo realizou hoje!
Deixai as queixas, apartai o pranto,
Prorrompei cheios de júbilo e alegria!
Ofertai ao Altíssimo canções de louvor,
Honremos pois o nome do Senhor!"



Feliz Natal a todos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...