Saiba mais

sábado, 9 de outubro de 2010

Há muito por vir


E tudo isso, que é tanto,
é pouco para o que eu quero...

(Álvaro de Campos)

Estamos fechando dois meses de atividade semi-clandestina do Ocidentalismo.org, com divulgação apenas entre amigos. Surpresas muitas – para nós e para nossos leitores. Para nós porque encontramos uma recepção magnífica daqueles a quem chamamos para participar de tal empreitada, sejam os colaboradores, sejam os blogs convidados; porque ao longo desses dois meses, os novos nomes que conseguimos trazer para o projeto confirmaram a nossa intuição de que era preciso unir as boas iniciativas em cultura e pensamento na rede; porque o número de acessos foi muito superior ao que esperávamos; porque o retorno que os leitores têm dado vem sendo um grande incentivo para todos nós.

Para os leitores, reservamos nossas melhores surpresas. Incorporamos nosso querido amigo Julio Lemos como editor – estamos preparando nosso Art of the Trio, agora. Nossos colaboradores têm se esmerado em produzir textos a um só tempo agradáveis e bem informados, prazerosos e provocadores. Passamos a publicar os textos do célebre Pedro Sette-Câmara, escritor, tradutor e web-agitador de longa data; do poeta e tradutor Érico Nogueira, e do seu colega Dirceu Vila; do professor, tradutor e blogueiro blasé Rodrigo de Lemos, do jovem crítico de cinema e aprendiz dos mistérios da filosofia Willian Silveira. Eduardo Augusto Pohlmann passa a fazer as vezes de homem das leis e de idéias, devassando os problemas da filosofia e do direito – e da filosofia do direito. Joel Pinheiro da Fonseca faz o mesmo com a economia e a filosofia. André de Godoy, além do gentil serviço de revisor sempre alerta, contribui com análises que vão do jazz ao niilismo do cinema noir - com coisas surpreendentes no meio. Nossas forças femininas, que já contavam com Talyta Carvalho, Paola Secchin, Fernanda Vaz e Karen Worcman, contam agora com os textos de Maria Celina Gordilo - nossa infiltrada em Brasília para outros assuntos que os não-contabilizados.

As novidades não ficam por aqui, claro. A partir do dia 12, o Ocidentalismo.org passa atuar em conjunto com o site loopmidia.com, um dos projetos mais bacanas na rede dos últimos tempos, com vídeos sobre literatura, artes, teatro, política e filosofia. Em parceria com o loopmidia.com, o Ocidentalismo inicia uma série de entrevistas com uma gama variada de pessoas que tenham coisas interessantes a dizer: escritores, poetas, filósofos, jornalistas – gente com conteúdo de verdade. Aos poucos, mais e mais novidades serão apresentadas aos nossos leitores nesse combate sem fim ao "fascismo da vulgaridade", como disse George Steiner falando dessa nossa época em que ter critérios é sinônimo de autoritarismo e em que qualquer invencionice juvenil é tratada como se tivesse a dimensão de um diálogo platônico.

Muita coisa boa, enfim! Mas esse “muito” ainda é pouco perto do que queremos, como diz nossa epígrafe pessoana. Há muito mais por vir.

2 comentários:

Luiza disse...

Como é bom vir aqui e ler o que vocês escrevem...
Thanks
Beijos

Eduardo Augusto Pohlmann disse...

Só vi agora este post.

Descobri o Ocidentalismo por acidente e fiquei indignado com a pouca divulgação que um projeto tão importante teve. Uma ideia que deve ser melhor espalhada, sem dúvida alguma.

Desde já, agradeço por fazer parte do time dos colaboradores e parabenizo aos editores pela iniciativa, pela seleção dos colaboradores e, sobretudo, pela criatividade e bom gosto na escolha dos pictures que ilustram cada post :)

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...