Saiba mais

domingo, 2 de janeiro de 2011

A Tumba de Virgílio


A dita "Tumba de Virgílio" é um lugar especialíssimo e sua mítica fez ser ponto de peregrinação durante tempos. Érico Nogueira passou por lá. O relato é assombroso.

Por Érico Nogueira

Pois é: terminei o ano falando de Virgílio, princeps poetarum, e começo o seguinte na mesma toada: aos vinte e nove de dezembro de 2010 eu visitei a tumba-santuário do poeta em Nápoles, uma experiência única - e, como vocês verão, mágica -, sobretudo em se tratando de um aficcionado como eu.

O Parco Vergiliano é um lugar pequeno, que passa quase despercebido, - abrigando, porém, um monumento e os supostos restos de Virgílio, duas grutas romanas, um aqueduto, e o túmulo de Giacomo Leopardi: o que mais se pode querer? Chegamos, e, como de costume, não havia vivalma no local - a não ser um galo (isso mesmo, leitor: um galo), que, meio solene, parecia fazer de sentinela. Depois de muitos degraus, entramos propriamente na gruta-monumento, e deparamos com uma pira votiva: Virgílio ficou no imaginário popular napolitano como uma espécie de mago, e é costume depositar um bilhete escrito na tal pira, endereçando-lhe um pedido. Não me fiz de rogado: escrevi o bilhete, em que pedia o que vocês já certamente imaginam, e, assim que lhe pus fogo, o galo lá fora cacarejou; Adriana, Henrique e eu nos entreolhamos surpresos; o dia estava lindo, fazia silêncio; ventou, e os ciprestes cantaram. Quando o bilhete acabou de queimar, soltou uma faísca e explodiu de leve; entreolhamo-nos de novo, de novo surpresos; olhei pra dentro da pira: e no meio dos papéis em que ardera o meu voto surgiu a forma de uma estrela, literalmente talhada a fogo pelo meu pedido. O galo tornou a cantar, os ciprestes a responder. Descemos os degraus.

Eu não sei o que isso significa -- mas quero crer seja um bom agouro pro meu ano poético de 2011. Sob o patrocínio de Virgílio, agora mais do que nunca: piscosos scopulos humilis volat aequora iuxta.

Retirado de Ars Poetica.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...