Saiba mais

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pergunte ao Julio Lemos


por Julio Lemos

Arrependimento é uma demonstração de burrice?
Não; é uma demonstração de civilização.

Vc acha possivel que, por meio dos teoremas Gödel, seja possível contestar (ou ao menos enfraquecer) a teoria dos sistemas do Luhmann?
Esses teoremas apontam o limite dos sistemas formais; mas a lógica de primeira ordem é completa, certo? Luhmann tinha consciência disso; e creio que isso não afete as suas teorias. É preciso ter em conta que os sistemas descritos por Luhmann descrevem um aspecto da vida social, deixando intactas coisas como o mistério, as origens, etc. Ele sabia que era apenas um Observador. Malgrado isso, há inúmeros pontos fracos nos seus livros -- mas prefiro ele a Habermas, por exemplo.

O que pensa da situação atual dos descendentes de escravos no Brasil?
Eu não ligo nada pra descendentes de escravos. Que coisa mais surreal, bicho. Se é boa gente, é boa gente. Não tem título de nobreza.

Em 2007 eu caia num marasmo intelectual sem fim, derivado da idéia (ridícula) de que já sabia muito e por ficar confinado na universo de referência de uns poucos autores. Você alargou meus horizontes e me fez mais feliz. Muito obrigado.
Você é bem vindo, you're welcome, my unknown friend.

Quero começar a me dedicar ao meu curso de direito, que venho levando na barriga e com desinteresse. Como despertar esse interesse? O que ler? Recomende-me obras, por favor.
Esse interesse tem de aparecer de algum modo. Um bom móvel é colocar a meta de ser o melhor aluno da classe sem parecer idiota como os almofadinhas do direito. Ler os autores clássicos de cada área: Pontes de Miranda, Francisco Amaral e Serpa Lopes (civil); Nelson Hungria (penal); Bandeira de Mello (administrativo); Augusto Becker (tributário); Baptista da Silva (processo civil); Canotilho e Konrad Hesse (constitucional); Alchourrón, Kelsen, Canaris, Larenz e Miguel Reale (filosofia do direito); Moreira Alves e Max Kaser (direito romano). Ler literatura. Enfim, se interessar pelo curso que você escolheu e não ser uma vergonha para o país :)

Quantos anos você tem?
Dez anos depois do assassinato de John Lennon, meu pai tinha o dobro da minha idade, mais seis anos; no ano do ataque às torres gêmeas meu pai fez 41 anos. Agora eu pergunto: que idade eu tenho? Há uma vírgula aí, estrategicamente colocada, que decide a questão.

Alguma dúvida? Pergunte ao Julio Lemos.

5 comentários:

Felipe disse...

Julio Lemos, você é um gênio!

Felipe disse...

Julio Lemos, uma reunião de um poeta, uma medievalista e um historiador conclui que você nasceu em 1978 e está perto dos 32 anos. Acertamos?

Anônimo disse...

Como eu faço para perguntar para o Julio Lemos?

Leandro Oliveira disse...

Anônimo caro, é só ir aqui http://www.formspring.me/juliolemos

Anônimo disse...

"Tenho o dobro da idade que tu tinhas quando eu tinha a idade que tu tens. Quando tu tiveres minha idade ambos teremos 90 anos. Que idade eu tinha quando tu nasceste?"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...