Saiba mais

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Momento de reflexão

por Academic Minute

Dr. Maureen Maiocco é diretora do "Early Childhood A.S. Degree Program" da "Northern New York's college for technology, health, management, and public service" (SUNY Canton). Ela tem um Ed.D em "Child and Youth Studies" pela "Nova Southeastern University".

Para o posto original em sua versão de áudio, clique aqui.

Nunca utilizo o termo "hora do castigo" (time out, no original) nas minhas práticas de ensino. Eu prefiro "momento de reflexão" (thinking time, no original) e pode ser em qualquer lugar na sala de aula que vá ao encontro das necessidades da criança naquele momento. Por exemplo, se eu tenho uma criança que está batendo nas outras, ela me indica claramente que está se sentindo frustrada. Então, ela será redirecionada para um espaço da sala de aula que possa ser calmo e macio. Pode envolver brincadeiras na água, areia, creme de barbear ou massinha, onde seja perfeitamente cabível bater, pinçar, beliscar e amassar. Experiências tácteis podem ajudar de forma mágica a uma criança que está se sentindo mal. Pode-se fazer em casa "bolas de stress" para crianças usando bexigas vazias e areia.

Eu tenho as seguintes regras em minhas aulas: respeito a si, aos outros e ao espaço da aula. Se as regras não estão sendo cumpridas é meu dever ajudar a identificar a fonte da reação, observando atentamente o que acontece durante e após as altercações, e então removendo-a e provendo à criança uma alternativa aceitável.

Crianças muito novas não têm auto-controle ou mesmo o domínio suficiente das palavras para reconhecer e distinguir as situações por conta própria. É a responsabilidade do professor prover ferramentas a elas, não importa o quão difícil seja. Eu me esforço para falar com crianças em seu próprio nível para removê-las da situação; dou toda minha atenção à vítima (se por ventura outra criança está envolvida), e então abordo o assunto com a criança que está a causar problemas.

A "hora do castigo" no senso tradicional é humilhação. Imagine ser pego por um oficial de polícia, todos param ou desaceleram para ver, e este é o sentimento que uma criança tem quando são enviados ao castigo. Mas quando estamos tentando construir habilidades sociais, parece contraditório utilizar um método que isola e expõe uma criança. Além disso, o castigo dá à criança exatamente o que ela quer - atenção.


Retirado de Academic Minute Home.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...