Saiba mais

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Os jogos da ópera - curso

O Curso
A principal chave para compreendermos a natureza da ópera é saber que sua forma primária de expressão é a música. Embora palavras, cenários, figurinos e iluminação contribuam de forma decisiva para sua contundência, o fato é que na ópera a parte interior das situações, a caracterização dos personagens e suas emoções, a qualidade e transformação das relações, ou seja, a própria verdade subjacente daquilo que ocorre no palco, são comunicados pela música.

Preservando os tantos elementos comuns ao teatro e dança, a tourada ou aos esportes, o meio primário da expressão de uma ópera é diferente. E se é verdade, como tem sido dito freqüentemente, que a música tem o poder de atuar mais profundamente em nossa emoção que as palavras, isso necessariamente nos permite concluir que a ópera, entre os gêneros dramáticos, é o mais radical veículo expressivo, em vários aspectos.

Os Encontros
Destinado a amantes de música, arte e cultura em geral, o curso é pensado para interessados com pouco ou nenhum conhecimento específico – leigos, diletantes ou amadores - que queiram aprofundar seus conhecimentos do gênero. Serão apresentados exemplos musicais, analisados textos originais e produções específicas, e ministrados exercícios práticos ilustrativos entre os participantes.

Os encontros acontecerão mensalmente aos domingos, das 17h00 às 19h30 em uma simpática e aconchegante casa de Higienópolis.

Facilitador
Leandro Oliveira é o anfitrião do projeto “Falando de Música” da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi assistente musical do maestro John Neschling entre 2003 e 2006, tendo trabalhado na elaboração e acompanhamento das temporadas 2004, 2005 e 2006, na implantação da Academia de Música, a produção executiva dos Concursos de Regência Orquestral além dos programas de TV e rádio da orquestra. Atualmente leciona ainda nas classes de Apreciação Musical do projeto Osesp Itinerante. Doutorando em Comunicação pela USP e mestre em música pela UFRJ é editor da revista digital Ocidentalismo.org.

Incrição
As vagas são limitadas. Para inscrição faremos uma pré-seleção a partir do envio de nome completo, profissão, telefone para contato e endereço para o email cursos@estudiodecultura.com.br.

Não mais de 12 vagas. Espalhem!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...